Passos para criar um negócio digital rentável

5 Passos para criar um negócio digital rentável e próspero

O segredo para o sucesso não existe e você já deve saber muito bem disso. O que existem são estratégias que vêm funcionando em vários negócios, mas nada de receita de bolo.

Se não existe, porém, uma fórmula para ser bem sucedido, existem comportamentos que são verdadeiras armadilhas para uma empresa. De acordo com estudos realizados pelo Sebrae , cerca de 50% dos negócios fracassam com menos de 4 anos.

O levantamento divulgado pela instituição em 2017 aponta entre as principais causas a falta de planejamento em diversos aspectos. Afinal grande parte dos empreendedores não levantam dados sobre o mercado antes de começarem.

Sem informações sobre clientes, concorrência e sem estratégias bem estabelecidas, desde já o empreendimento é pouco sustentável. No entanto, é possível seguir alguns passos, sem pular etapas, e estabelecer um negócio rentável e seguro financeiramente.

Hoje quero ajudar você a sair da posição em que está e se questionar sobre seu atual empreendimento.  Ou quem sabe até mesmo começar o planejamento de um modelo de negócio que possa ter sucesso no futuro.

Quais são as necessidades do meu cliente?  Quais objetivos devo priorizar? Confira alguns passos essenciais para quem quer construir um negócio rentável.

Estruture as ideias de seu negócio digital

Ter boas ideias é o começo de tudo, mas para que elas se tornem realidade é preciso aprofundar e delimitar. Por exemplo, se alguém quer começar um novo negócio com sapatos, deve afunilar várias questões até que essa se torne uma ideia praticável.

Tipos de calçados com que irá trabalhar, tamanhos, loja física ou e-commerce e outras decisões que vão dar forma ao modelo de empreendimento. E nada de ficar no só brainstorm. Coloque no papel e logo depois organize as ideias e separe em etapas.

Conheça o mercado 

 O segundo passo é tão essencial quanto o primeiro.  Portanto, Quanto mais você conhecer sobre o mercado que vai explorar, menos surpresas encontrará no caminho. Esse é o momento de mapear o negócio.

Qual a necessidade do mercado? Quem são os concorrentes? Afinal, existe uma demanda não atendida? Tudo isso precisa ser pensado.

É nessa etapa que as necessidades do cliente entram em pauta. Afinal, as pessoas que compõem o seu público têm necessidades, dificuldades e várias outras questões que influenciam nas suas decisões. Para conquistar clientes você precisa antes entendê-los.

Planejar para crescer

Seja para iniciar um negócioou para ampliar a atuação da sua empresa, em suma o planejamento fará parte dessa jornada. Traçar os próximos passos, estratégias e ações de comunicação e marketing devem constar nos planos.

Assim, a forma de manter as prioridades e objetivos sempre em vista. Quando já existe certo retorno financeiro é fácil entrar na zona de conforto e parar de buscar novos desafios. Antes de mais nada para ter um negócio que sobrevive  longo prazo você precisa  continuar caminhando.

Organize as finanças de seu negócio digital 

O dinheiro da empresa e o seu dinheiro são coisas diferentes. Pode ser óbvio para alguns, mas é bom reforçar que é preciso separar as coisas. Esse limite vai evitar muitos problemas de déficit no caixa e falta de recursos para projetos.

Outro ponto importante é levantar quanto cada operação custa e quanto rende. Ter um budget bem definido também evita gastos desnecessários. Então, para ser prático tenha uma lista do que precisa e quanto isso vai custar. Pesquise fornecedores e formas para economizar.

Estimativa produtiva ou operacional

Um empresário deve aprender  a calcular sua capacidade operacional. Seja com produtos ou serviços, existe uma parte prática ao mesmo tempo que é muito importante que é a questão logística envolvida.

Esse olhar prático é portanto um balizador de expectativas. Quanto consigo produzir/atender? Quanto meus fornecedores conseguem produzir para me atender? Há espaço para expandir? Quantas pessoas são necessárias para aumentar as operações da empresa? responder essas questões trará mais clareza para o seu negócio.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.