Agilidade no desenvolvimento e lançamento de soluções

  • Posted by: Jéssica Hahn
agilidade_soluções

Uma pesquisa encomendada pela Oracle provou que, por mais que a maioria dos executivos e responsáveis por tecnologia da informação saibam que a agilidade é um fator essencial para os negócios, muitos deles não sabem exatamente como atuar de forma mais veloz. Mais especificamente, os entrevistados desconhecem de que maneira tecnologias como a nuvem, por exemplo, podem trazer vantagens competitivas. 

O Brasil ficou em segundo lugar em um ranking de “noção de agilidade”, com 72% dos participantes do estudo afirmando acreditar que suas empresas são capazes de tomar decisões rápidas ou se ajustar a novas oportunidades. O país ficou atrás apenas da China, com 80%, enquanto o total global nesse quesito foi de 64%. 
Mais do que isso, 89% dos entrevistados nacionais acreditam que a agilidade no desenvolvimento e lançamento das soluções pode ser crítica para o negócio, um total refletido em todo o mundo, com 81% de concordância. Ao mesmo tempo, essa exata característica foi vista por 27% dos entrevistados globais como uma das grandes ameaças para seus negócios, já que a concorrência saindo na frente pode ser uma desvantagem igualmente importante. 
No Brasil, 47% das empresas afirmaram não possuírem uma estrutura de TI capaz de lidar com os desafios dessa competitividade exacerbada (esse total é de 52% no mundo).  

Para a Oracle, a pesquisa também deve ser responsável por uma mudança na estratégia de negócios. A empresa afirma que, tão importante quanto desenvolver ferramentas que auxiliem as empresas a manter sua competitividade, é também garantir que os potenciais clientes saibam de que forma esse tipo de estrutura pode ajudá-los. Demonstrações e apresentações devem ser a chave para que esse tipo de funcionalidade seja reconhecida de forma mais clara e direta. 
Para a empresa, tudo depende de que maneira os investimentos são feitos, algo que esse desconhecimento geral também pode prejudicar. Para Robert Shimp, vice-presidente de tecnologia para negócios da Oracle, a ideia é mostrar que um gasto bem-feito e nas áreas corretas pode ser a diferença para obter a agilidade que é tão necessária para os negócios. 

Nós da Bitzen produzimos soluções tecnológicas para o desenvolvimento de empresas, visando redução de custos, aumento da produtividade, buscando eficiência e eficácia na comunicação com os clientes, na gestão de recursos, pessoas e informação. Pensamos na sua necessidade de negócio e nos dedicamos diariamente a oferecer as melhores soluções de tecnologia. Trabalhamos com uma metodologia participativa, você saberá cada passo do projeto. Nós acreditamos no poder das pessoas e tecnologia para a transformação digital nas empresas que buscam oferecer o melhor atendimento aos seus clientes. Entre em contato hoje mesmo conosco! 

Jéssica Hahn
Author: Jéssica Hahn
Graduanda do curso de Comunicação e Multimeios da Universidade Estadual de Maringá. Gosto de viver boas histórias, conhecer o mundo e suas diversas culturas. Escrever me liberta.

Deixe uma resposta